terça-feira, 11 de dezembro de 2012

A bondade humana

Muito podemos ser bons, e que muito podemos ser maus.
Uma vez quando eu morava em outra cidade, sai atrasada e não iria conseguir comprar entradas para um show a tempo de ir a aula. Estava eu no ponto de ônibus sem saber se ia buscar minha entrada ou ia para a escola.
Então uma moça que nunca tinha visto na vida puxou assunto
comigo, falamos do tempo, falamos de tudo um pouco. Ate que citei com ela que estava louca para ir no show só que não daria tempo mais de comprar as entradas.
A moça me deu um sorriso que jamais vou esquecer, abriu a bolça e me entregou o ingresso dela. (era um daqueles ingressos do SERVIDOR que se ganha de graça se vc for servidor público) Eu peguei muito agradecida e fui para a escola.
Algo dentro de mim me avisava que aquele ingresso já estava usado, já não era válido, que a moça tinha me enrolado. Pq uma desconhecida, daria de graça uma entrada para uma desconhecida? Lembro-me apenas dela me perguntar:
-VC TEM JUÍZO?
Bom, quando contei as minhas colegas na sala todas falaram que eu podia jogar a entrada fora, que claro que não era válida. A noite eu, minha amiga e a irmã dela fomos para o show. Por um erro do cambista a irmã da minha amiga estava com uma meia entrada e na idade dela ela não poderia entrar. Peguei a meia entrada dela e entreguei a ela a entrada que a desconhecida me deu. Fiquei com medo da irmã da minha colega ser barrada pq a entrada podia ser inválida.
Mas era válida, todas entramos e assistimos ao show. Eu nunca mais vi a desconhecida nem para agradecer uma segunda vez. Isso me fez repensar, estamos tão acostumados com a maldade humana que enxergamos malicia em um gesto de bondade. Vemos sempre as ações humanas como tendenciosas, pretenciosa e sempre suspeitamos do pior. Claro, que no mundo de hoje, depois de apertar a mão de alguém devemos contar para ver se os 5 dedos ainda estão lá. Mas o que nos levou ate aqui? O que deixamos cair de valioso nesta longa caminhada? Pq perdemos o respeito, amor e confiança em nossos semelhantes? O que viramos cada um de nós? Eu seria alguém confiável? Estaria eu aqui tc com pessoas confiáveis? O que aconteceu com o certo e o errado? O que aconteceu com as pessoas? O que aconteceu com a justiça? Talvez hj eu possa dizer que confio em demasia no ser humano e que isso pode ser um erro. Mas aquela desconhecida que me apareceu em um dia que eu estava necessitada, do nada, apenas com uma boa ação me mostrou uma coisa.
As pessoas boas estão por ai, quietinhas e caladas, em seus cantinhos, com sorrisos como o que aquela moça abriu para mim, prestes a lhe fazer uma boa ação. Basta apenas saber em quem procurar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário